A instituição

› A instituição

A Constituição Federal de 1988, ao destacar como princípios fundamentais a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, priorizou a adoção de medidas necessárias ao enfrentamento dos problemas sociais e assegurou a efetiva promoção dos direitos sociais.

Constatando o distanciamento entre o direito e a realidade vivida especialmente pelos segmentos populacionais desfavorecidos e ciente de que o governo não possui os recursos necessários a promoção dos direitos sociais, a própria Constituição Federal impulsionou o desenvolvimento de Organizações Sociais tais como o Projeto Alegria da Criança, que desde sua fundação em Maio de 1986, atua como um importante instrumento para o enfrentamento dos inúmeros problemas sociais, sobretudo no fomento das políticas públicas e luta a favor da proteção de crianças e adolescentes, amparado pelas respectivas legislações implementadas durante toda sua trajetória (Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto da Juventude, entre outras).

Com a realização continuada de programas/projetos alicerçados em tecnologias sociais, bem como com a ação conjunta de parcerias/patrocínios e controle social por parte de lideranças comunitárias, buscamos promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, tendo como meta a implantação de uma cultura de paz e consequentemente a redução dos índices das mais variadas violências identificadas pelas famílias e evidenciadas pelas estatísticas sociais de nossa região.

 

Acreditamos que todo ser humano é capaz de transformar nossa sociedade, através de uma prática assegurada no comprometimento. Ana Maria Araújo Freire, em seu livro Pedagogia dos Sonhos Possíveis, lançado em 2000, nos fala que “a distância entre o sonho e a realidade é um espaço de luta de criação”.

Missão:

Promover o crescimento sociopolítico e cultural do público beneficiário: crianças, adolescentes, jovens e adultos da comunidade da Jurema.

Visão:

Ser uma organização com reconhecimento potencial sociopolítico e cultural, no âmbito municipal e estadual, conquistando novas parcerias e contribuindo no desenvolvimento comunitário através da participação cidadã crítica, consciente e autônoma do público beneficiário até 2028.

Valores:

Respeito, Organização, Solidariedade, União, Educação, Responsabilidade, Conquista, Compromisso e Seriedade.


 

 

Contribua para a mudança

A sua contribuição faz a diferença, aqui você poderá doar qualquer valor e apoiar nossos projetos.

Doe agora

A Organização tem por finalidade promover serviços de proteção e atendimento integral à família, tendo como prioridade a convivência e o fortalecimento de vínculos.

Conheça nossos projetos
Contatos

(85) 3489-2033

administrativo@projetoalegriadacrianca.org.br

Avenida Nova Alvorada, nº 416 - Conjunto Marechal Rondon - Distrito: Jurema - Caucaia

© 2021 Projeto alegria da criança